Prêmio do seguro rural terá redução no RS para o próximo ciclo
Um dos destaques da edição do Conexão Rural deste sábado (21) foi a informação dada pelo assessor técnico do Sistema Farsul Eduardo Condorelli de que o seguro rural (agrícola e de faturamento), terá seu prêmio reduzido entre 15% a 25% nos contratos para a próxima safra de verão no estado. A mudança ocorre em meio a uma insistente ofensiva da Farsul, com especial participação do vice-presidente da entidade, Elmar Konrad, junto ao Banco do Brasil e seguradoras.
Entrevistado ao vivo no programa, Condorelli (ouça a entrevista abaixo) disse que o percentual pago sobre o montante segurado, que hoje oscila de 8 % a 10,5% de acordo com a cultura, deverá cair para entre 6 a 8,5%, beneficiando os produtores gaúchos que recorrem às operações de custeio e consequentemente têm suas lavouras seguradas. A oficialização, segundo ele, deverá acontecer paralelamente à edição das portarias do zoneamento agrícola, que deverá ocorrer nos próximos dias.
O CR também ouviu ao vivo a veterinária Rosane Collares, chefe da Divisão de Controle de Informações Sanitárias da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi), que falou sobre o curso de capacitação dos novos fiscais agropecuários estaduais, aprovados em concurso.
São 48 servidores, que começaram sua fase de capacitação no dia 6 de julho e irão atuar nas áreas de defesa animal e inspeção de produtos animais. Esta semana foi concluída a fase teórica e ainda em julho haverá o treinamento prático de inspenção em plantas frigoríficas.
Com o reforço, a Seapi agora conta com 400 médicos veterinários para atuarem na defesa e na inspeção, além dos profissionais terceirizados que também estão recebendo treinamento para trabalharem exclusivamente na inspeção.
Audiência pública do arroz
O programa teve ainda a participação do diretor jurídico da Federarroz, Anderson Belloli, que detalhou as motivações da audiência pública requerida pela entidade para o próximo dia 8 de agosto, em Porto Alegre, e do piloto e instrutor de aviação Marcelo Drescher, que irá coordenar as demonstrações de aplicação dos aviões agrícolas durante o Congresso da Aviação Agrícola, que será promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), em Maringá, de 6 a 9 de julho.
No estúdio esteve presente o consultor Rogério Irribarren, diretor da Rig Engenharia.
Por Alex Soares Foto:
Divulgação/Farsul