Seminário de Santa Maria ofereceu olhares múltiplos sobre a várzea

"O VII Seminário de Sustentabilidade de Terras Baixas e IV Encontro de Soja 6000 está se configurando como o segundo evento do calendário dos arrozeiros da Metade Sul do Estado".
A percepção é do presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, ao final do seminário, realizado entre a terça (14) e quarta-feira (15), na Universidade Federal de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. "Fica equilibrado, já que temos no verão a abertura da Colheita, já consolidada, e no inverno esse seminário", completou.
A sugestão é justa, pois de fato o encontro de Santa Maria reúne as credenciais suficientes para se elevar de condição. Para começar é uma reunião técnica abrangente, que nesta edição ofereceu um olhar diversificado sobre a produção nas terras baixas da metade sul, seja na parte prática, com a visitação à estação experimental da UFSM, e também na parte do auditório, com palestrantes e temas variados.
Na lavoura experimental, drenada e pronta para o plantio, mantida na área UFSM, os mais de 300 inscritos tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de manejo aplicados pela turma liderada pelo professor de Fitotecnia da instituição Enio Marchesan, como a colheita no seco, que entre outras vantagens oferece redução de custos, o manejo da palhada pós colheita e parcelas de rotação de áreas com azevém, soja e pecuária.
Reciprocidade
Sobre o professor Marchesan cabe aqui o registro de que o sucesso desta iniciativa tem associação direta com o prestígio deste profissional junto a alunos, produtores, colegas da universidade e de agronomia. "O Irga precisava dar esse retorno, estar junto com o professor Enio, pois ele tem nos ajudado muito", disse Rodrigo Schoenfeld, agrônomo do instituto, que vem mantendo uma profícua parceria técnica com Marchesan no projeto Soja 6000.
Nas palestras, empresários, produtores, técnicos e outros profissionais ofereceram suas visões e experiências nas suas áreas de atuação. Sempre com o auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM lotado. O ciclo foi encerrado ao meio dia da quarta-feira, com a participação do economista Antônio da Luz, num debate mediado pelo diretor comercial do Irga, Tiago Barata.
Além da universidade, a promoção também é do Irga e da Federarroz, com o patrocínio de empresas do setor.
Broadcast
Os vídeos das entrevistas realizadas no evento estão sendo postada aqui nesta página, abaixo, e serão reproduzidas em áudio no programa Conexão Rural de sábado (18).