Manejo, meio ambiente e meteorologia pautaram o Seminário do Arroz Irrigado de Camaquã

Um dos méritos do 8º Seminário do Arroz Irrigado, realizado na terça-feira , 21 de agosto, foi o de conseguir oferecer um mix de assuntos num espaço reduzido de tempo. Sediado este ano no CTG Rodeio da Tradição, no Núcleo 2 do Banhado do Colégio, o evento promovido pela AUD, Irga, Associação dos Arrozeiros e Conexão Rural durou todo o dia e atraiu duas centenas de produtores, profissionais do agro e estudantes.
O seminário foi aberto com a apresentação dos resultados da mais recente safra, com agrônomo Marcelo Ferreira Ely, chefe 3º Nate Irga, seguido pelo painel "Aspectos Relevantes do Manejo da Irrigação e Drenagem", que teve as participações de Élio Marcolin; Fabrício Fonseca; João Izidoro Viegas; Álvaro Ribeiro; Volzear Longaray Júnior; Davi Piazetta; Everton Fonseca e Marcelo Ferreira Ely.
As palestras “Yeld Gap – Lacunas de Produtividade", com o agrônomo Alencar Zanon, "Adequação Ambiental e Boas Práticas Agrícolas no Cultivo de Arroz Irrigado", com os agrônomos Rafael Nunes dos Santos e Ivo Melo abriram os trabalhos da tarde, encerrados com a participação da agrometeorologista Jossana Cera.
Selo Ambiental
Também durante a tarde foi entregue pelo Irga o Selo Ambiental a três empreendimentos: Granja Terra Dura, Fazenda Palma e Sede AUD.
Entre os participantes estiveram o diretor técnico do Irga Maurício Fischer e o vice-prefeito Jair Martins, além do presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, José Carlos Gross, e os vereadores Luciano Delfini, Ilson Meirelles e Ronaldo Ulguim.
Confira as entrevistas abaixo: