AUD obtêm Licença Ambiental após demorado processo de liberação

A Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (AUD) recebeu na manhã deste sábado, em Esteio, durante a 48ª Expointer, a aguardada Licença de Operação (LO) para os empreendimentos agrícolas de uma área equivalente a 18 mil hectares, que atinge 522 produtores da região de Camaquã e de Arambaré.
A LO vinha sendo prorrogada desde 2020, quando o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou ação proibindo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) de emitir o documento e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham) de liberar o registro para o uso dessas áreas. A razão da ação foi a descoberta de supostos sítios arqueológicos existentes na região.
A partir disso, uma empresa especializada foi contratada pela AUD e com os dados levantados pelos seus técnicos a ação foi extinta pela Justiça.
A LO foi entregue na manhã deste sábado (6), no estande do governo do Estado, no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil, pela secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann e pelo presidente da Fepam, Renato Chagas ao presidente da AUD, Álvaro Ribeiro.
O vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, que participou ativamente dos encaminhamentos para a liberação da LO estava presente na entrega, assim como a coordenadora de Meio Ambiente da Farsul Paula Hoffmeister.
Também estiveram no ato o secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado, Marcelo Camardelli, e os gerentes da AUD Rubens Reimer (administrativo) e Everton Fonseca (de Operação).
Por Alex Soares