Dados do VPA trazem MT e SP em primeiros; RS é o quarto no ranking

Dados do VPA trazem MT e SP em primeiros; RS é o quarto no ranking

Mesmo mantendo a quarta posição no ranking dos estados de maior valor de produção agrícola (VPA) do país, o Rio Grande do Sul não tem nenhum município na lista dos dez primeiros do IBGE, divulgada na semana passada.

Nos números da safra de 2024, fechados agora pelo PAM (Pesquisa Agrícola Municipal), que mostra queda de 4% no geral, mais uma vez, Sorriso, no Mato Grosso, registrou o maior VPA entre os 5.570 municípios brasileiros.

 Sorriso tem uma população de 121 mil pessoas e um VPA que chegou em 2024 a R$ 7,1 bilhões com o cultivo da soja, sobretudo, mais milho e algodão. A lista segue com São Desidério, na Bahia, em segundo, e Sapezal, em terceiro, também do MT.

Os dados do IBGE reforçam o protagonismo do Mato Grosso na produção agropecuária nacional. Dos dez municípios de maior VPA seis são mato-grossenses.

Mas no geral o estado está emparelhado com São Paulo, ambos na casa dos 15,1% da fatia do VPA.

A diferença era maior em favor do MT, mas houve queda em relação a 2023, segundo o instituto, causada pela redução da produção e da cotação da soja e do milho. Já São Paulo teve a ajuda da valorização do café e da laranja.  

Café que também que ajudou a impulsionar O VPA de Minas Gerais, cuja fatia de participação nestes 783,2 bilhões é de 11%. Já a contribuição do Rio Grande do Sul é de 9,7%, ficando em quarto lugar.  

Outro ponto reafirmado pelos dados do IBGE é o protagonismo da soja, que corresponde pela metade praticamente do que é gerado em valores pela agropecuária brasileira.

A soja é seguida pela cana, milho, algodão e laranja. O arroz é o sexto produto do ranking, com um VPA de R$ 22,3 bilhões. Posição que inevitavelmente deve ser perdida na pesquisa de 2025 em função do rebaixamento dos preços.

_______

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo   

Comentário Alex Soares (15 de setembro de 2025)