Empatia seletiva

Empatia seletiva

Passou de preocupante para desesperadora a espera pela liberação dos recursos do governo federal para o aval das negociações das dívidas dos produtores gaúchos junto aos bancos. Já são duas semanas desde o anúncio dos R$ 12 bilhões e somente nesta quarta-feira (17) foi publicada a Medida Provisória que libera o crédito extraordinário.

O problema é que a publicação dessa MP, a 1.316/2026, ainda não significa que os bancos possam começar a operar as amortizações ou liquidações. É necessário ainda que os membros do Conselho Monetário Nacional (CMN) assinem uma resolução regulamentado as linhas de crédito geradas por essa receita extra. A expectativa é de que isso ocorra até esta sexta-feira (18), mas não há garantia. Somente a partir daí é que o BNDES, para onde o governo vai canalizar o dinheiro, fará chegar aos bancos uma circular liberando as operações.

A solicitação desses créditos, cuja negociação foi feita pela Farsul junto aos ministérios da Agricultura e da Fazenda, começou em fevereiro. Ou seja, não foi na Expointer ou às suas vésperas que o governo soube do endividamento que atinge mais de 65 mil produtores do Rio Grande do Sul. Somente a má vontade pode explicar tamanha embromação.

"É por quê esses eleitores e eleitoras a serem auxiliados exerceram o seu direito democrático e optaram em sua maioria pelo adversário do atual mandatário? Mas afinal, esse é ou não um governo de todos os brasileiros, como assim recomenda a propaganda?"

Nesta quarta-feira, pouco depois do governo editar a MP, a Farsul lançou nota expressando sua preocupação com a demora e com um item da MP que exclui dessa operação as dívidas da safra 24/25. Com isso, um número maior de produtores e uma consequente fatia de passivo ficam de fora das negociações.

Isso tudo faltando menos de duas semanas para o começo de um ciclo agrícola que pode renovar esperanças e compensar tempo e dinheiro perdidos com as últimas quebras de safras.

A empatia, tão propagada como marca do governo Lula, é seletiva. Para os amiguinhos tudo, os outros que se danem.

Até mais!   

____________

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo

COMENTÁRIO 18 DE SETEMBRO DE 2025