Concursos de carcaça movimentam mercado de carne certificada na busca por excelência

Concursos de carcaça movimentam mercado de carne certificada na busca por excelência

Os concursos de carcaça, etapa decisiva para aferir a excelência dos animais da raça Angus, têm sido o destaque das atividades da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack em outubro. As edições em parceria com os frigoríficos Minerva Foods e Silva, realizadas, respectivamente, nos dias 16 e 17 de outubro, em Barretos (SP) e Santa Maria RS, deram a largada para um calendário repleto de eventos que unem todos os elos do Programa Carne Angus Certificada – do produtor até o consumidor final. 

Nos concursos de carcaça, os pecuaristas participantes selecionam seus melhores animais para que, nos frigoríficos, sejam analisadas características da raça, idade e acabamento. Cada carcaça recebe uma pontuação e, a partir dela, é calculada a nota média do lote de bovinos. “O concurso é uma grande oportunidade para o produtor apresentar o que há de melhor em sua propriedade e, ao mesmo tempo, avaliar na prática como está seu rebanho diante de outros. É um momento de aprendizado, de observar o que o mercado mais exigente demanda e ajustar o que for necessário para continuar evoluindo com a raça”, explica o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges. 

A demanda mercadológica já faz parte dos critérios dos concursos, que baseiam seu regulamento no processo de certificação Angus. “São aceitos apenas novilhos com, no mínimo, meio-sangue Angus, até quatro dentes e com acabamento mediano e uniforme. Quanto mais jovem e melhor finalizado o animal, maior a nota. Isso estimula os pecuaristas a enviarem lotes mais precoces e bem acabados”, comenta a coordenadora do Programa Carne Angus Certificada, Mariana Borges Guazina. 

Minerva Foods

No interior de São Paulo, Barretos foi o local que inaugurou os concursos de carcaça. A edição, realizada na quinta-feira (16) pela Associação em parceria com o frigorífico Minerva Foods, contou com o abate de 756 animais. O campeão do concurso foi o produtor Leandro Silva Martins, de Buriti Alegre (GO). Os 25 animais do lote 16 atingiram peso médio de 18,23@ e obtiveram uma pontuação de 91,8. O título de reservado campeão ficou com o pecuarista André Luiz Perrone dos Reis, de Barretos (SP). Seus 18 bovinos do lote 6 tiveram peso médio de 18,07@ e uma pontuação de 91,38. 

Frigorífico Silva

"Em Santa Maria, no interior gaúcho, foi realizada a segunda edição dos concursos de carcaça. O evento, promovido em parceria com o Frigorífico Silva na sexta-feira (17), contou com 319 animais abatidos"

O campeão do concurso de fêmeas foi o pecuarista Ederson Anversa Buligon, de Júlio de Castilhos (RS). Os 25 animais do lote 10 atingiram peso médio 258,46@ e alcançaram a pontuação de 77,8. O reservado campeão foi do produtor Odilon Cótica, de André da Rocha (RS). As novilhas do lote 11 pesaram, em média, 242,6@ e receberam a pontuação de 61,4. 

No concurso de machos, Luciano Augusto Sperotto, de Santa Vitória do Palmar (RS) foi o pecuarista vencedor. Os 23 animais do lote 8, que tiveram peso médio de 283,66@, chegaram à pontuação de 76,52. Já o reservado campeão foi o produtor Luís Otávio Gomes da Silva, também de Santa Vitória do Palmar. Seus 29 bovinos do lote 15 pesaram, em média, 306,81@ e alcançaram a pontuação de  74,6.

Fonte: Assessoria de Comunicação Angus/Ultrablack

Foto: Minerva Foods