Arroz: indústria lança campanha e governador vai receber representantes
“Arroz Combina”. Esse é o slogan de uma campanha que está sendo lançada nesta semana pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) para incentivar o consumo do cereal no Brasil. O projeto, financiado pelo Fundo de Promoção, Pesquisa, Inovação e Incentivo ao Consumo de Arroz, criado pela mesma Abiarroz, quer exaltar a qualidade do produto brasileiro e combater as desinformações espalhadas sobretudo nas redes sociais.
As peças publicitárias desta ação trabalham a versatilidade do cereal, destacando o seu papel em momentos marcantes à mesa, sua importância como produto da agricultura brasileira e também como aliado de quem busca uma vida saudável.
A iniciativa merece aplausos e é mais uma ferramenta para tentar ajudar a reverter essa crise que se instalou na cadeia do arroz, que vive hoje uma dura realidade de preços baixos, também causada pela queda do consumo. Crise que atinge a todos, produtores e indústria.
"Apesar de o consumo ter se mantido estável no Brasil nesses últimos anos, com 10,5 milhões de toneladas/ano, há uma queda expressiva no uso do arroz por pessoa. Em 2024, o consumo per capto foi de 34 quilos, enquanto em1997 esse número estava acima dos 48 quilos"
E os motivos não passam pelo preço, já que o arroz é um dos produtos mais baratos da cesta básica – nesse último ano mais barato ainda. O que pesa mesmo são os novos hábitos da população, com as refeições sendo feitas mais fora de casa, com o aumento da oferta de fast foods, de buffes e de outros tipos de alimento processados. Tudo isso ajuda a diminuir o interesse pelo cereal.
Também no sentido de buscar soluções para a crise dos preços do arroz, o governador Eduardo Leite abriu a sua agenda na próxima quarta-feira para receber no Palácio Piratini representantes das entidades que defendem os produtores e a indústria. Na audiência, articulada pelo deputado Marcus Vinícius (Progressistas), serão apresentadas sugestões ao governo do Estado para mudanças na distribuição dos recursos da CDO, taxa recolhida pelos arrozeiros, e na base de cálculo do ICMS do arroz.
___
A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo
