Endividamento: Linha do BNDES é insuficiente e burocrática

Endividamento: Linha do BNDES é insuficiente e burocrática

Os recursos disponibilizados pelo BNDE para refinanciar as dívidas dos produtores do Rio Grande do Sul são insuficientes e o acesso a eles é muito complexo.  Essa realidade foi exposta nesta terça-feira (4), durante reunião entre diretores e técncos da Farsul com representantes dos bancos que operam o crédito rural no Estado: Banco do Brasil, Banrisul. Sicredi e Sicoob

Aliás, desde o anúncio da medida, a Farsul já alertava para as dificuldades de se resolver a inadimplência com os R$ 12 bilhões da MP 1314/25, com a observância de que os recursos eram poucos por si só e não exclusivos para o Estado.

Segundo levantamento da entidade, apenas 20% da demanda dos refinanciamentos está sendo atendida. Uma porque o cobertor é curto, ou seja, não tem dinheiro com juros controlados para todos que precisam,  outra por causa do “formulismo”, como assim definiu o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz. É muita exigência, é muita garantia, é muito documento – o que faz, com que num dia o produtor esteja  enquadrado, no outro não.

Diplomático nas suas manifestações como sempre, mas assertivo, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira reconheceu, na reunião, o esforço dos bancos para resolver os diferentes casos, mas disse ser necessário mais um pouco:

“Esse cenário de endividamento não interessa a ninguém, nem ao sistema financeiro, nem aos produtores"

A ampliação dos recursos com juros subsidiados e a  simplificação das normas de acesso são fundamentais para que um número maior de produtores inadimplentes seja beneficiado. Mas como talvez nem uma coisa nem outra seja possível, o jeito será recorrer aos refinanciamentos com juros livres pré- e pós-fixados, que os bancos devem oferecer.

Ai, entram duas orientações da Farsul: a primeira é escolher a modalidade compatível com cada necessidade, observado a relação prazos e juros. A segunda: Por mais apavorado que esteja, é prudente que o produtor evite entrar com pedido de recuperação Judicial e obtenha aprovação de crédito mediante a alienação fiduciária, pois o que está ruim pode piorar.

____

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo

Comentário 5 de Novembro de 2025