As virtudes que aproximaram dois líderes na CNA

As virtudes que aproximaram dois líderes na CNA

Após oito anos como presidente da Farsul e quatro como diretor de Assuntos Internacionais da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), o veterinário e produtor rural bageense Gedeão Silveira Pereira assumiu o segundo posto na hierarquia de comando da entidade. É a primeira vez que um dirigente rural do Rio Grande do Sul chega num degrau tão alto da mais influente representação rural brasileira, que tutela o não menos poderoso Senar.

Gedeão assume a 1ª vice-presidência da casa ao lado de João Martins, empresário rural baiano, reeleito presidente em 7 de outubro por unanimidade pelas 27 federações estaduais da Agricultura. Martins está no cargo desde 2015, após a renúncia da ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu.

Sob a gestão de Martins a CNA se fortaleceu política e institucionalmente, aumentando consideravelmente a sua influência em decisões oficiais que digam respeito ao agronegócio. Por outro lado, investiu muito na qualificação da extensão rural, levando o serviço e a informação a mais de 480 mil produtores rurais brasileiros – 80 mil acima da meta pretendida pelo próprio Martins.

Agora, a formação profissional será um dos alvos dessa nova gestão, com a ampliação do número de centros formadores em mão-de-obra no território nacional. Aqui no Estado, teremos nesse início de 2026 a inauguração de um desses Centros de Formação Profissional Rural do Senar-RS, em Hulha Negra. Mais dois deles estão previstos para operarem em diferentes pontos do Rio Grande.

"Ao convidar Gedeão para dividir as rédeas da CNA nesses próximos quatro anos, Martins chamou para perto alguém que vai dar uma importante contribuição à representação sindical do setor"

Integridade, lealdade, capacidade de dialogar e de unir, serenidade. Eis alguns dos predicados de Gedeão Pereira, cuja liderança natural cativa os que o rodeiam.

Boa sorte a ele, a Martins, aos demais diretores e aos conselheiros que comandarão a CNA nesses próximos quatro anos. Eles indo bem, ganha o setor, ganham os produtores rurais.

___

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo