O RS vai ter que reunir forças para ampliar a irrigação

O RS vai ter que reunir forças para ampliar a irrigação

Vai ser menos do que o estimado inicialmente a colheita da soja do Rio Grande do Sul. A previsão de 21 milhões de toneladas vai baixar e, pelo que se tem visto, se conseguir chegar a as 18 milhões de toneladas já estará bom. Caso esse número da Aprosoja RS se confirme, isso representará perdas menores do que em 2025, quando se colheu 13, 6 milhões de T.

Com a maior parte das lavouras na fase de floração e enchimento de grãos, é essencial que a chuva venha nesses próximos dias, mas os fevereiros destes últimos anos não têm sido generosos na oferta hídrica. Até que chove, mas de forma muito irregular. Tem municípios que amargam 30, 35 dias sem chuva e isso inviabiliza as plantas. Alguns, inclusive já decretaram ou encaminharam decretos de situação de emergência, casos de Júlio de Castilhos e Jari, na Região Central e Hulha Negra, na Campanha.

"Mas não são somente aqueles que semearam soja que terão perdas, teremos menos milho e as pastagens prejudicadas pelo calor não permitem um ganho de peso adequado ao gado de corte. O de leite passa a produzir menos também"

Com essa já serão seis safras seguida com perdas parciais e quase totais de safra de soja, nosso principal produto de exportação. Por conta disso deixamos de aumentar o nosso PIB Gaúcho em mais 15% em dez anos, entre 2010 a 2024, segundo estudo do economista Aod Cunha.

A realidade desses últimos anos nos mostra que é preciso mais que torcer para a chuva cair. Avançamos é verdade e a desburocratização promovida pelo estado para facilitar a execução dos projetos de irrigação, que também conta com auxílio financeiro ajuda, mas é preciso mais, e de todos – inclusive da iniciativa do produtor, que sim, passa por inúmeros problemas, como o de crédito, por exemplo. Mas terá que achar forças para superar as dificuldades financeiras e revisar conceitos formados.  

Uma irrigação induzida mais abrangente, que sirva para todos os portes de propriedades se tornou um investimento obrigatório para os produtores gaúchos pararem de perder.  

____________

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo