Uma ExpoCamaquã de muita união e de bons negócios de animais

A parte festiva da ExpoCamaquã 2018 terminou, mas a programação oficial segue. Uma palestra sobre economia, a ser promovida na próxima quarta-feira, pelo Sicredi, e na sexta-feira o sempre aguardado Remate da Fazenda Santa Tereza, que este ano oferta 210 exemplares, entre touros e ventres Hereford e Braford, conclui a Expofeira.
No fim de semana, um sábado que se encerrou com temporal, e um domingo de céu nublado do início ao fim, inibiram um maior público no interior do Parque Dorval Ribeiro. Mas o saldo geral é positivo, com tudo aquilo que tinha sido programado realizado. A abertura oficial, com o desfile dos expositores e animais, a premiação dos campeões da Mostra, os shows, as palestras, as homenagens, tudo aconteceu conforme o planejado.
O balanço institucional desta feira também é excepcional, tanto pela consolidação de parcerias entre entidades e órgãos públicos, quanto pelo que a feira agregou em conhecimento, em contatos e em negócios.
No Cavalo Crioulo dois leilões, na sexta e no sábado, faturaram mais de R$ 500 mil reais. Na manhã deste domingo, houveram os julgamentos das provas do Futuro Crioulo, disputadas entre animais mais jovens, e também a dos campeonatos de machos e fêmeas com idade superior a dois anos. Ambos atraíram criadores de todo o Estado e na modalidade Incentivo foram pagos 20 mil de premiação.
Presidente passou por cima dos obstáculos
E aqui cabe uma menção elogiosa ao pessoal do Núcleo local de criadores de Crioulos, que abraçou mais uma vez a ExpoCamaquã. É Impressionante o que esse povo do cavalo crioulo movimenta e agrega a um evento.
Nossos cumprimentos também ao Sesc, que mais um vez garantiu a apresentação artística da feira. E nosso reconhecimento especial ao Sindicato Rural de Camaquã, que com a sua presidente passou superou um a um os obstáculos financeiros que se apresentaram antes da feira,
E é em nome da presidente Maria Tereza Scherer Mendes, que saudamos a todos que deram a sua contribuição para que fosse mantida a tradição de mais uma ExpoCamaquã.
Confira as entrevistas abaixo:
Por Alex Soares