Presidente e diretor do Irga estão na Colômbia participando de atividades do CIAT e FLAR

Presidente e diretor do Irga estão na Colômbia participando de atividades do CIAT e FLAR

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, e o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, estão em Cali, Colômbia, participando das reuniões do Fundo Latino Americano para o Arroz Irrigado (Flar) e das atividades comemorativas aos 50 anos do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Representantes de dez países marcam presença no evento. Além do Brasil, participam Argentina, Bolívia, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, conforme informação do Flar. A 10ª Reunião do Comitê Executivo do HIAAL (Arroz Híbrido para a América Latina) ocorreu no Salão de Versalles do Hotel Dann Carlton no domingo.

Na segunda-feira (6) aconteceu a 42ª Reunião do Comitê Administrativo do Flar. Na ocasião, Frantz, presidente da gestão 2017-2018 do Flar, fez as honras de boas-vindas aos presentes. Entre os temas discutidos estavam os acordos tecnológicos, o futuro da Confederação de Entidades Latino-Americanas de Arroz (Celarroz) e estudos dos custos de produção do arroz. O evento teve seguimento na terça-feira (7) com debate de questões da 13ª Conferência Internacional de Arroz, que ocorrerá em 2018 no Peru, e as aplicações de tecnologias com drones para a investigação e produção de arroz.

Nesta quarta-feira (8) começaram as atividades de celebração dos 50 anos do CIAT em sua sede em Cali. A abertura contou com a presença do presidente da República da Colômbia, Juan Manuel dos Santos. Painel de discussão “América Latina e Caribe: um modelo de desenvolvimento agrícola e sistemas alimentares sustentáveis?”, os debates “O futuro da pesquisa sobre mudanças climáticas”, “Alinhamento de interesse público e privado para gerar e ampliar o impacto” e “Como alcançar sistemas alimentares sustentáveis” e a palestra “Construindo futura sustentabilidade alimentar” foram algumas das ações realizadas no evento.

Nesta quinta-feira (9), último dia do encontro, haverá o painel de discussão “Ciências Sociais no CIAT: a partir do passado, criando o futuro”, debates sobre agricultura e sistemas alimentares sustentáveis e visita de campo guiada às variedades de culturas mais emblemáticas do CIAT.

(Fonte: Irga)