Novo comando do Irga será conhecido somente em fevereiro

O novo secretário estadual da Agricultura, Luis Antônio Franciscatto Covatti, ou Covatti Filho, do PP, só irá anunciar o novo presidente do Instituto Riograndense do Arroz, bem como os seus diretores, somente em fevereiro.
Covatti quer mais tempo para analisar tanto a lista tríplice entregue pelo Conselho Deliberativo do Irga, como também outros nomes que chegaram a ele, com endosso de produtores e de técnicos da autarquia. Nesta lista paralela, pelo menos dois nomes seriam consenso entre estes dois grupos.
Nos bastidores da nova administração, foram lançadas dúvidas sobre o processo de formação da lista tríplice oficial. Tradicionalmente, é dada ampla publicidade à convocação do conselho para este fim, são respeitados prazos e critérios para inscrições de nomes. Para entrar na lista, o indicado deve ter o aval de no mínimo dez conselheiros deliberativos. Os três mais votados formam a lista.
Baixa representatividade
Porém, na reunião de Cachoerinha, em dezembro, que definiu a lista oficial, formada por Guinter Frantz, Renato Rocha e Auro Reinoldo Kirinus, o quórum da eleição não teria chegado a 50% do grupo.
O conselho do Irga é formado por 76 produtores, que representam os municípios arrozeiros, quatro membros da indústria e do comércio, além de dois representantes das cooperativas do setor.
Por Alex Soares