Crises e avanço da soja estão criando o "produtor camaleão"

Ao final da reunião da Câmara Setorial do Arroz, na manhã desta quarta-feira (20), na 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, o presidente da Federarroz, Henrique Donelles falou com exclusividade ao Conexão Rural. O produtor alegretense, que deixa o cargo em meados deste ano, citou as dificuldades dos arrozeiros em função das oscilações baixistas de mercado e alto custo da lavoura.
Dornelles enxerga bem a alternativa que vem se criando com a ampliação das áreas de soja na Metade Sul, observando que a adesão é cada vez maior e positiva por parte dos arrozeiros. "Vejo num futuro muito próximo o produtor, em grande número, se adequando à policultura ou ao sistema de produção que de fato vai lhe render, seja arroz, soja ou milho".
Dornelles analisa positivamente a relação do governo federal com o setor rural e acredita numa solução que atenue os efeitos do endividamento dos produtores. Ele também crê que pela importância do arroz na segurança alimentar brasileira, haverá um tratamento diferenciado.
Um pouco antes da entrevista, o presidente da Federroz apresentou em palestra, na reunião da Câmara Setorial, dados e números que reforçam o agravamento das dificuldades enfrentadas pelos arrozeiros. Assista a entrevista abaixo.
No encontro dos representantes da Câmara Setorial Nacional do Arroz, presidida por Daire Coutinho, um documento contendo as principais reivindicações dos lavoureios foi aprovado e deverá ser entregue nas próximas semanas à minsitra da Agricultura, Tereza Cristina.
A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz está sendo realizada na Estação a Embrapa Terras Baixas, em Capão do Leão, sul do Estado, até esta sexta-feira (22).
(Foto: Fagner Almeida/Federarroz/Divulgação)