Repórter Sicredi-Conexão Rural - leia e ouça a edição de 8 de abril de 2020

Repórter Sicredi-Conexão Rural - leia e ouça a edição de 8 de abril de 2020

Repórter Sicredi-Conexão Rural/Destaques da edição desta quarta-feira, 8 de abril de 2020
* Com vetos, Presidente Jair Bolsonaro sanciona a MP do Agro
* Operação Semana Santa: 94,8% dos pescados com SIF estão regulares
* Últimos dias de vacinação contra aftosa no Rio Grande do Sul
* Medidas para ajudar produtores atingidos pela estiagem devem ser anunciadas até sexta-feira 
* Governo estuda duas linhas de crédito para dar fôlego à agricultura familiar 
* Municípios e regiões menores poderão ter medidas de isolamento modificadas a partir da próxima semana -


Brasil - A Operação Semana Santa 2020, realizada pelo Ministério da Agricultura, que tem por meta identificar se a espécie do pescado vendido corresponde ao descrito na rotulagem, mostrou que 94,8% dos produtos sob a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF) estão em conformidade. 
A operação coletou 231 amostras de pescado nacional e importado em 17 estados e no Distrito Federal. Nos produtos importado, não foi detectada nenhuma análise fora do padrão.

Rio Grande do Sul - A campanha de vacinação antecipada contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul entrou na sua última semana. Em todo o Estado, a expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. 
Para evitar aglomerações nas inspetorias por causa da pandemia, os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação por e-mail ou WhatsApp. O encerramento da vacina será na próxima terça-feira, 14 de abril. 

Brasília - Os pleitos do setor para minimizar os impactos da pandemia no agronegócio e ajudar a agropecuária gaúcha atingida pela estiagem seguem em análise no Ministério da Economia. Segundo deputados ligados à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Ministério da Economia e Banco Central já teriam dado sinais positivos para os pedidos, repassados pela ministra da Agricultura Tereza Cristina. Integrantes do Ministério da Agricultura dizem que as medidas deverão ser anunciadas até esta próxima sexta-feira, dia 10. 

Brasília - Agricultores familiares também devem receber apoio.  Os mais afetados pela crise são os de flores, hortifrúti, leite, pescados e açaí. Aos pequenos está sendo elaborada uma linha de crédito emergencial de R$ 20 mil. Aos médios, outra de R$ 40 mil. O prazo para pagamento seria de três anos e os juros seguiriam as taxas aplicadas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp).

Porto Alegre - Municípios menores e regiões sem incidência de contaminação de Coronavírus  poderão ter medidas de isolamento modificadas a partir da próxima semana - Repórter Rafael Ferri 

Brasília - O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta terça-feira, com vetos, a medida provisória 897 de 2019.  
A MP do Agro deverá modernizar a política agrícola, com mais recursos para o mercado privado. 
Outro avanço é em relação a Títulos do Agronegócio, que poderão ser via Cédula do Produtor Rural (CPR), tendo mais transparência, além de redução de custo. 
Entre os pontos vetados estão a prorrogação do pagamento das parcelas do Programa Especial de Saneamento de Ativos e da securitização, a redução das taxas de cartório e a criação de uma base de cálculo para redução tributária do setor. 
A pedido do Conexão Rural, o advogado Ricardo Alfonsin fez uma análise dos efeitos práticos desta MP. 

Ouça o Repórter Sicredi-Conexão Rural/ edição quarta-feira, 8 de abril de 2020