Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição deste sábado, 11 de abril de 2020

* Safra de grãos supera pandemia e mantém alta produção com 251,8 milhões de toneladas
* Inflação fica em 0,07% em março, menor registro para o mês desde 1994
* Teste em lotes de arroz alerta sobre qualidade dos grãos
* Brasil amplia exportação a outros países em março
* Produtos da agroindústria familiar podem ser comercializados em todo o Estado
Brasília - A ministra da Agricultura Tereza Cristina concede entrevista exclusiva neste sábado ao programa Conexão Rural. Ela falará sobre as medidas de auxílio anunciadas esta semana pelo governo federal aos produtores brasileiros atingidos pelas mudanças de consumo por causa pandemia e aos gaúchos prejudicados pela estiagem. A entrevista está marcada para às 9h15. No mesmo programa falarão o produtor rural e ex-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairolli, recuperado da Covid-19.
Falarão também ao vivo o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, o presidente da Emater, Geraldo Sandri e o presidente do Sindicato Rural de Santiago, Jose Luiz Dalosto. O programa começa às 7h30, pelas rádios Acústica FM e Conexão Rural On line.
Brasília - A pandemia de Covid-19 enfrentada pelo mundo não afetou o andamento da safra brasileira de grãos. Com os produtores rurais mantendo as atividades, a estimativa da produção de grãos passou de 251,9 milhões de toneladas para 251,8 milhões de toneladas, uma queda de aproximadamente 100 mil toneladas. Os níveis recordes de colheita estão mantidos, conforme o 7º Levantamento da Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A área total cultivada é estimada em 65,1 milhões de hectares. A soja e o milho são os produtos que impulsionam o bom resultado. A soja deve apresentar uma produção de 122,1 milhões de toneladas. O maior desempenho já registrado da cultura ocorre mesmo com a estiagem no Sul do país. Nas demais regiões, a soja permanece como um dos principais produtos em razão do clima favorável e do crescimento na área de 2,7% em relação à última temporada.
Já o milho deve apresentar colheita de 101,9 milhões de toneladas. A maior parte é esperada na segunda safra, quando se estima uma produção de 75,4 milhões de toneladas. A área tende a crescer 4,5% comparada com a da safra anterior e pode atingir 13,5 milhões de hectares. De acordo com a Conab, o plantio do grão encontra-se em estágio avançado, principalmente no Mato Grosso, principal estado produtor, que já finalizou a semeadura, assim como Goiás, Tocantins e Maranhão. Paraná, Mato Grosso do Sul e Piauí têm mais de 90% da área semeada.
O algodão também deve apresentar a maior produção já registrada na série histórica, com uma colheita estimada em 2,88 milhões de toneladas.
-----
Rio de Janeiro - Teste em lotes de arroz alerta sobre qualidade dos grãos.
Repórter Diego Sigalis
São Paulo - A inflação oficial do país desacelerou para 0,07% em março, depois de registrar alta de 0,25% no mês anterior.
A taxa do IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE, é a menor para o mês de março desde o início do Plano Real, em julho de 1994.
São Paulo - Ao mesmo tempo em que garante o abastecimento interno durante a pandemia do Coronavírus, a agropecuária brasileira continua ganhando espaço no mercado internacional. O mês de março foi marcado pela abertura de novos mercados para os produtos nacionais e ampliação das vendas em outros locais.
O Egito, por exemplo, habilitou 42 estabelecimentos brasileiros para fornecimento de carnes, sendo 27 frigoríficos de frango e 15 de bovinos, além da renovação da habilitação de 95 empresas, (82 de carne bovina e 13 de carne de frango). O governo egípcio também autorizou o início da importação de miúdos bovinos.
A China atualizou a lista de estabelecimentos autorizados a vender pescado para o país asiático, o que não ocorria desde 2015. Agora, 108 estão habilitados.
Indonésia e Kuwait também abriram os seus mercados para a carne bovina brasileira.
No primeiro trimestre de 2020, as exportações brasileiras do agronegócio somaram US$ 21,39 bilhões. A participação do setor agropecuário no total das exportações brasileiras foi de 43,2%, superior aos 42% registrados em 2019. Alguns produtos apresentaram crescimento significativo como soja, carnes, algodão, amendoim, uvas e sucos.
Porto Alegre - A Secretaria Estadual da Agricultura editou portaria para autorizar o comércio intermunicipal de produtos de origem animal de agroindústrias registradas nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM). A medida tem caráter excepcional e vigorará durante a vigência do decreto estadual de calamidade pública com medidas contra a Covid-19.
A medida foi anunciada pelo secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho.