Leia e ouça - Cairoli diz como se recuperou da Covid-19 e  questiona regras de isolamento

Leia e ouça - Cairoli diz como se recuperou da Covid-19 e  questiona regras de isolamento

 O empresário rural, ex-vice governador do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli está totalmente recuperado da Covid-19. De Alegrete, onde já retomou as suas atividade esta semana, ele falou com o Conexão Rural, na manhã deste sábado (11). 
Ouça entrevista abaixo

Na entrevista dada ao jornalista Alex Soares, pelas rádios Acústica FM e Conexão Rural on line, Cairoli revelou que contraiu, segunda ele, "uma forma menos aguda da doença", pois não teve febre nem falta de ar, e que foi tratado num primeiro momento com azitromicina, ministrada ainda em Alegrete, quando sentiu-se mal, e depois com cloroquina, nos dez dias em que permaneceu hospitalizado em Porto Alegre. 

Cairoli, entretanto, questiona alguns mitos da Covid, como por exemplo, o seu alto poder de contágio, já que antes de ser diagnosticado, teve contato normal com familiares, que  examinados, tiveram resultado negativo. "Estive nesses dias todos na fazenda antes de ir para o hospital  com a minha mulher, minha sogra, meu filho, minha nora e os seus filhos; almoçamos, jantamos, tomamos café e nenhum deles contraiu a gripe", explicou ele ao dizer que provavelmente foi contagiado numa confraternização que participara dias antes, a qual reuniu cerca de 40 pessoas. "Dos que estavam na festa, sete foram para o hospital", relembrou. 

 Homem de posições sempre muito definidas, o empresário criticou a existência de uma pandemia paralela a do Coronavírus, se referindo ao debate político estabelecido no Brasil e condenou a forma como foi promovido o isolamento social pelos governantes. "É uma barbaridade esse isolamento total, isso é um terrorismo o que estão fazendo", reprovou, ao dizer que vê com preocupação os efeitos econômicos dessa longa parada. 

Estado controlador
"Parece que estamos vivendo um comunismo, onde o Estado controla tudo, decide para onde tu vais ou deixa de ir e isso não é assim", falou Cairoli, que sugeriu que os prefeitos devem, neste momento, assumir a responsabilidade das decisões. 

Ao se solidarizar com o governador Eduardo leite, o qual disse "não querer estar em sua pele", José Paulo Cairoli falou que os poderes constituidos do Estado precisam repartir esse ônus com o Poder Executivo. "Está na hora de todos pagarem a conta", resumiu. 

Ele também informou que mantêm contato permanente com o ex-governador José Ivo Sartori, a quem denominou como "homem de caráter, idôneo e que não é do tipo de dar bola nas costas de ninguém". 

Perguntado sobre seu futuro político e se existe possibilidade de vir a ser candidato ao governo estadual, Cairoli foi lacônico: "Quem sabe!"
 

Texto: Por Alex Soares

Foto: Arquivo Estadão/Especial

Entrevista com José Paulo Cairoli, ex-vice governador do RS - 11/4/2020