Repórter Sicredi-Conexão Rural  - Leia os destaques e ouça a edição desta segunda-feira, 13 de abril de 2020

Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição desta segunda-feira, 13 de abril de 2020

Segunda-feira, 13 de abril de 2020

* Indústrias gaúchas começam a retomar as atividades nesta segunda-feira
* Ministra da Agricultura quer juros menores no Plano Safra
* Banco mundial estima em 5% retração do PIB brasileiro este ano
* Recuperado da Covid-19, ex-vice-governador critica isolamento total   

 

Caxias do Sul - Aos poucos as indústrias gaúchas retomam suas atividades, após duas semanas de paralização por causa do isolomento imposto pelas autoridade para deter o contágio de Covid-19. 

Na Serra 12,500 trabalhadores retomam o trabalho, de foma gradual e sob medidas de prevenção. 
Entre as empresas que voltam a operar estão a Randon, com 2, 3 mil colaboradores, e a Marcopolo, com 2 mil empregados. Ambas, que tinham dado férias coletivas de 20 dias em março, trabalharão sob decreto da prefeitura de Caxias do Sul, que obriga empresas deste setor a produzir com até 25% do seu quadro funcional.  
Outra gigante que volta a produzir é a Tramontina, que emprega 5,8 mil funcionários nas plantas de Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha. 

Alegrete - Recuperado da Covid-19. o empresário rural e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli criticou o isolamento total dos cidadãos promovido por estados e municípios por causa da pandemia.  Cairoli, que teve uma forma leve da gripe e já está em casa, falou no programa Conexão Rural deste último sábado. na entrevista, ele mostrou preocupação com os efeitos sociais e econômicos da parada. 

Cairoli disse que é hora de os prefeitos assumirem riscos e comparrou a verticalidade das medidas com decisões comuns a regimes comunistas, em que o Estado controla liberdade dos cidadãos. Ele também sugeriu que os demais poderes constituidos do estado dividam o ônus da crise com o Executivo. 

Washington - Banco Mundial estima em 5% retração do PIB brasileiro este ano 

Brasília - A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em entrevista ao programa Conexão Rural deste último sábado,  deu detalhes do pacote de auxílio aos produtores brasileiros, com perdas por causa da pandemia, e gaúchos e catarinenses, prejudicados pela seca. A ministra destacou o longo prazo acertado para quitação dos financiamentos de custeio e de inventimento. 
 A ministra também falou dos avanços que a MP do Agro, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, propiciará. 
Tereza Cristina também afirmou que seu foco agora está na redução dos juros agrícolas já para este próximo Plano Safra. 

Repórter Sicredi-Conexão Rural, segunda-feira, 13 de abril de 2020