Repórter Sicredi-Conexão Rural  - Leia os destaques e ouça a edição desta terça-feira, 14 de abril de 2020

Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição desta terça-feira, 14 de abril de 2020

Destaques da edição desta terça-feira, 14 de abril de 2020

Ouça abaixo

* Entidades rurais gaúchas lançam nota afirmando que valorização do arroz se deve a ajuste interno
* Crise gerada pelo Coronavírus compromete segurança alimentar do continente africano 
* MEC publica orientações para distribuição de merenda escolar na quarentena 
* Preço do barril do petróleo sobe na pandemia e países produtores fazem 
* Federarroz e FMC alertam para comércio de agroquímico falsificado 
* Prorrogado para o dia 24 de abril a vanicação contra aftosa no Rio Grande do Sul


Porto Alegre -  A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul está alertando os produtores sobre a falsificação do herbicida Gamit 360 CS®, produzido pela FMC agrícola. A Fedearroz explica que o uso deste produto ilegal poderá causar uma série de prejuízos. Além do  agronômicos, administrativos, cíveis e penais ao produtor. 
A FMC informa que o Gamit 360 CS é um produto exclusivo da companhia e sua compra deve ser realizada por meio de distribuidores oficiais. 
...
Paris -  Preço do barril sobe na pandemia e países produtores fazem acordo para diminuir oferta de petróleo mundial em março - Rádio França 
...
Porto Alegre  -  A Secretaria Estadual da Agricultura informou nesta segunda-feira que obteve aval do governo federal para prorrogar a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. O prazo, que se encerraria hoje, terça-feira, agora foi esticado para dia 24 de abril. 
A expectativa é de que 12,6 milhões de animais sejam imunizados, entre bovinos e bubalinos de todas as idades. 
Para evitar aglomerações nas inspetorias locais e deter o avanço da pandemia do novo coronavírus , os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação por e-mail ou WhatsApp. Os produtores podem entregar as notas ficais de das vacinas até 30 de abril. 

 

Pretória - Crise gerada pela pandemia compromete segurança alimentar do continente africano - O Repórter Eleotério Gevani, da Rádio Onu para África do Sul, traz mais detalhes.
...
Brasília - O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, uma Resolução que traz orientações para a distribuição de alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro tinha sancionado a Lei que garante a alimentação das famílias dos estudantes da rede pública, com aulas suspensas em razão da pandemia.
Dos recursos investidos, que beneficiam mais de 40 milhões de alunos, 30% são destinados à compra de produtos da agricultura familiar.

Rio Grande do Sul - Farsul, Federarroz e Fetag divulgaram nota oficial, nesta segunda-feira, em que elencam razões  para melhor valorização do arroz neste ano. 
Segundo o documento, o movimento crescente de preços estão ligados  à conjuntura de mercado interno, com a relação produção e consumo mais ajustada. 
A nota descarta que esteja havendo excessos ligados a especulação ou exportação. 

Também nesta segunda-feira, o Conexão Rural divulgou informação exclusiva de que a Associação Brasileira da Indústria de Arroz, a Abiarroz, tentou articular, nos últimos dias junto ao Ministério da Agricultura, uma forma de coibir as exportações do cereal sob o argumento de risco de desabastecimento interno. 
A saca de 50 quilos do cereal chega a estar sendo comercializada em até R$ 60,00 em Pelotas, contra R$ 42,00 na mesma entrada de abril de 2019.  

 

Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição desta terça-feira, 14 de abril de 2020