Repórter Sicredi-Conexão Rural  - Leia os destaques e ouça a edição desta quarta-feira, 15 de abril de 2020

Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição desta quarta-feira, 15 de abril de 2020

Desaques 15 de abril de 2020

* "Risco de Desabastecimento de arroz é zero", afirmam entidades 
* Emater lança plataforma para aproximar agricultores familiares e consumidores
* Fecoagro prevê queda de mais de R$ 15,48 bilhões na safra de verão gaúcha com a estiagem 
* Congresso da Aviação Agrícola é adiado para 2021
* PGE pede abertura de inquérito contra ministro


Porto Alegre - Desde a última segunda-feira as agroindústrias, agricultores familiares e consumidores contam com um canal digital para se aproximarem. 
A Feira Virtual da Agricultura Familiar, pretende promover o escoamento da produção familiar, durante as regras de isolamento da população. 
O hotsite é uma iniciativa da Emater do Rio Grande do Sul.  Agroindústrias e agricultores familiares interessados em se inscrever na feira virtual devem entrar em contato com o Escritório da Emater/RS-Ascar da sua cidade. Em breve, o cadastro poderá ser feito pelo próprio agricultor, diretamente no portal.
...
Porto Alegre - Projeção da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul aponta para quebras de 47,2% na safra da soja e 30% na do milho este ano, por conta da estiagem. 

O levantamento, que por base dados levantados na segunda semana de abril, aponta para uma queda no Valor Bruto da Produção (VBP) de até R$ 15,4 bilhões na safra deste ano, 50% do projetado inicialmente, como explica Paulo Pires, presidente da Federação das Cooperativas do Rio Grande do Sul - a Fecoagro. 
 
De acordo com a FecoAgro/RS, as perdas da soja, cultura mais prejudicada, chegam a 9,44 milhões de toneladas, de uma previsão de cerca de 20 milhões de toneladas. 
Em relação ao milho, de safra estimada de 5,9 milhões de toneladas, a redução é de 1,77 milhões de toneladas. 
Para Pires, o impacto é grande para a economia gaúcha e para os produtores. 
 
Brasília - Manifestação da Procuradoria-Geral da União, assinada pelo vice-presidente do órgão Humberto Jacques de Medeiros, pede a abertura de inquérito penal por preconceito racial cometido pelo ministro da Educação Abrahamr Weintraub. 
No dia 4 deste mês, o ministro usou a rede social para atacar os asiáticos utilizando personagens da Turma da Mônica e sugerindo que por trás da disseminação do Coronavírus estariam interesses econômicos dos chineses. 
A iniciativa da PGR atende a representações ingressadas pelo PSol e por uma pessoa física. 
Essa é a primeira investigação que a PGR faz, sob comando do procurador Augusto Aras, de um membro do governo Bolsonaro.   

São Paulo - Em comunicado nesta terça-feira, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), informou que o Congresso anual do setor, marcado para julho deste ano, foi transferido para julho de 2021, por conta da pandemia do Coronavírus.  
 A decisão foi da Diretoria Executiva da entidade, após ouvir associados, expositores e patrocinadores. 

 

Rio Grande do Sul - Não há risco de desabastecimento de arroz para o consumo brasileiro. A afirmação é do economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz. Num material audivisual de 20 minutos, divulgado nesta terça-feira, da Luz justifica a certeza a partir de dados de entrada e saída do arroz do país, dos atuais estoques e da quantidade do produto que os engenhos começam a receber da atual safra. 

De acordo com da Luz, o país colherá 100 mil toneladas a mais do que a safra anterior, mesmo com a redução da área plantada no Rio Grande do Sul, responsável por três quartos da produção nacional. E o consumo deverá seguir tendência de encolhimento.  

O material foi elaborado pelo economista depois de o Conexão Rural denunciar manobra dos representantes da indústria arrozeira junto ao Ministério da Agricultura para coibir as exportações do cereal. Para Da Luz, a justificativa carece de fundamento.

Por Alex Soares 
 

 

Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição desta quarta-feira, 15 de abril de 2020