Leia e ouça o Repórter Sicredi-Conexão Rural/ desta quarta-feira, 22 de abril de 2020

Leia e ouça o Repórter Sicredi-Conexão Rural/ desta quarta-feira, 22 de abril de 2020

Edição desta quarta-feira, 22 de abril de 2020

*  Governo federal editará decreto para fixar cota de trigo pedida pelos EUA
* Rio Grande do Sul terá chuvas mais expressivas no final do mês
* Ministro Blairo Maggi e família levam susto após equipamento de avião não funcionar 
* Governador Leite anuncia Plano de distanciamento social com retomada das atividades 
* Sociedade Rural Brasileira pede agilidade na votação da MP do contrato verde-amarelo 
* Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel nas refinarias - 
* Paulo Guedes sugere venda de estatais para conter déficit da crise

____
Rio Grande do Sul terá chuvas mais expressivas no final do mês
Porto Alegre - Os modelos meteorológicos continuam indicando a continuação da estiagem para a região sul do país, pelo menos até final deste mês. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo o Inmet, as chuvas não acontecem na região por conta de uma massa de ar frio que cobre os três estados. No dia 27 há possibilidade de uma chuva atingir o Rio Grande do Sul, mas rápida e localizada.  
A partir do dia 28, ai sim, um sistema que se forma no Uruguai e na Argentina, trará Chuvas mais expressivas no Rio Grande do Sul, com até 60 mm de precipitação em grande parte do estado. 

Senar oferece atendimento virtual a produtores assistidos pela ATeG
Brasília –O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer aos produtores um serviço de atendimento virtual para Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), para assim se  dar continuidade às ações durante o período de vigência das medidas de distanciamento social. 
A iniciativa contempla as propriedades rurais já atendidas pelos  técnicos de ATeG. 
Este atendimento poderá ser feito por telefone, whatsapp, aplicativos, e-mail.  

Para receber as orientações e esclarecer dúvidas, os produtores rurais devem repassar as informações ao técnico. 
O atendimento virtual não substituirá o presencial e será válido durante o período de distanciamento social. 

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel nas refinarias
Rio de Janeiro -Os preços da gasolina e do diesel estão mais baratos. De acordo com a Petrobras, a redução, que entrou em vigor nesta terça-feira (21), vale para os preços praticados nas refinarias. A gasolina ficou 8% mais barata e o diesel 4%. Em nota divulgada nessa segunda-feira, a estatal informou que no acumulado do ano, o preço da gasolina já caiu 52,3% e o do diesel caiu 38%.

O valor final ao motorista vai depender do mercado, já que cada posto tem sua própria política de preços, que inclui impostos, custos operacionais e de mão de obra.
 

 Sociedade Rural Brasileira pede agilidade na votação da MP do contrato verde-amarelo 
São Paulo - A Sociedade Rural Brasileira (SRB) enviou ofício ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pedindo que a Medida Provisória do Contrato Verde e Amarelo volte à pauta de votação em caráter de urgência. 
A MP 905/2020, aprovada pela Câmara no último dia 15, reduz contribuições de empresas para estimular a contratação de jovens de 18 a 29 anos e de pessoas acima de 55 anos. 
O texto estava previsto para ser votado na sexta-feira, mas foi retirado da pauta por falta de acordo dos senadores. Ao vencer o prazo de votação, na última segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua revogação. 
Segundo a carta da Sociedade Rural, embora alguns setores da classe não estejam sendo afetados por ora, grande parte do setor agropecuário já vem sofrendo os efeitos da pandemia, em vista da falta de consumo e das dificuldades em se manter a população economicamente ativa em seus postos de trabalho. 
O Palácio do Planalto anunciou que o governo irá editar uma MP específica para contratos do período da pandemia. 

Rio de Janeiro - Em entrevista para um banco de investimentos, o ministro da Economia Paulo Guedes defendeu pagar o mais à vista possível o aumento da dívida pública causada pela crise, com venda de ativos e estatais. Repórter Lucas Leon

Porto Alegre - Governador Eduardo Leite detalha Distanciamento social controlado - repórter Marcelo Vaz 

Governo editará decreto para fixar cota de trigo pedida pelos EUA
 São Paulo - O governo federal deverá editar decreto que torna permanente a cota de trigo para importação do produto com isenção de imposto. 
Desde segunda-feira (20), o assunto está em análise pelo gabinete do ministro da Economia, Paulo Guedes. 
As informações são da CNN Brasil, que teve aos estudos técnicos que embasam a proposta, que regulamenta a cota tarifária global mínima de 750 mil toneladas anuais para compra de trigo com tarifa zero de importação. 

A medida atende a uma antiga exigência do governo dos Estados Unidos, que quer aumentar a participação do trigo americano no mercado brasileiro. 
A expectativa é que a medida impacte no preço de produtos derivados de trigo, além de compensar a redução esperada pelo setor das importações da Argentina, principal fornecedora do Brasil. 
Segundo dados oficiais, do total de 750 mil toneladas em cota, 111,1 mil já foram preenchidas, até dia 9 de abril deste ano.

Ministro Blairo Maggi e família levam susto após equipamento de avião não funcionar 
Mato GrossoO avião onde estava o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi e sua família fez um pouso de emergência, na tarde desta terça-feira, em no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, Mato Grosso. 
O avião de Maggi havia decolado de Sapezal, também no Mato Grosso. Nove pessoas estavam a bordo. Segundo relato do próprio ex-ministro, na aproximação da aterrisagem, o painel de controle acusou o não acionamento do trem de pouso.

Conforme informou o próprio Maggi, o aparelho então sobrevoou por duas horas para queimar combustível. Com bombeiros acionados, e o avião fez um pouso de “barriga”, mas tranquilo. Ninguém ficou ferido. 

OUÇA O REPÓRTER SICREDI DESTA QUARTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2020