Contag quer aperfeiçoamento de programas e justiça na aplicação de juros

Contag quer aperfeiçoamento de programas e justiça na aplicação de juros

Em entrevista ao programa Conexão Rural do último sábado (25), o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricutura, Aristides dos Santos, disse que em muitas regiões do país está havendo dificuldades dos produtos da agricutura familiar chegar aos estudantes beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. 

Ouça a entrevista na íntegra abaixo do texto
O dirigente se refere a este período de pandemia, após aprovação de projeto federal que garante a manutenção das aquisições dos produtos para merenda dos colégios públicos. 
O presidente da Contag também sugere a urgente execução das compras da produção familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, já que os estoques da Conab estão baixos, de acordo com dados oficiais. 
Santos disse que a pedida de recursos para o Plano Safra, específico da Agricultura Familiar, é da ordem de R$ 40 bilhões, a serem distribuidos entre ficanciamentos de custeio, de investimento ede  habitação. 
Os juros a serem aplicados também são uma preocupação para a Contag, que pede a sua redução: "Não podemos ter uma taxa para o crédito emergencial, por exemplo, de 4,6 %, e uma taxa Selic (básica) de 3,75%.
A entidade pede uma taxa de 2% para as linhas de custeio e 1% para investimento. Para os programas direcionados às mulheres e à juventude a solicitação é de zero juro. 
Aristides dos Santos conclui a entrevista mostrando preocupação em relação aos desdobramentos dos recentes fatos políticos em meio à pandemia. 

 

Ouça a entrevista na íntegra abaixo
 

Entrevista com Aristides dos Santos, presidente da Contag