Em visita, presidente da Emater faz “relevante anúncio”

Numa breve visita à Camaquã, na manhã desta quinta-feira (12), o presidente da Emater, Clair Khun se reuniu com a equipe do escritório local, deu entrevistas e fez uma rápida visita à prefeitura de Camaquã.
O principal anúncio dele foi a futura instalação de aparelhos de ar condicionado nos escritórios regionais. Ele também deu uma outra notícia: a aquisição de tablets, a serem distribuídos para todos os técnicos da empresa.
Sobre algum ganho de qualidade no trabalho de extensão rural, objetivo da existência da Emater, nada. Sobre o que a Emater vem fazendo, por exemplo, para a transposição da atividade do tabaco ou sobre o incremento na produção leiteira, de hortifruti e outras alternativas, nada.
O escritório local tinha marcado e remarcado uma entrevista de Khun com o Conexão Rural. Por “atraso da agenda”, a entrevista, marcada por último, que ocorreria ao meio dia, não se criou. Uma pena, pois tínhamos tantas coisas a esclarecer. O CR estava lá no horário combinado.
Interesses divergentes
Os técnicos e funcionários da Emater merecem todo o conforto para efetuar suas tarefas, assim como também os pequenos produtores precisam duma Emater – que se utiliza de recursos públicos (que não é pouca coisa) – presente, atuante e efetiva. E no campo, que é onde o extensionista deve estar. Sobre isso, o presidente somente se utilizou de frases prontas e superficiais.
Khun deixa a impressão que as prioridades da sua gestão são apresentar números da racionalização promovida por ele ao senhor governador, fazer o nome com os funcionários (ele anunciou também carros novos) e assim ficar bem na foto para eleição de 2018. E isso passa bem longe das aspirações da clientela da Emater.
Por Alex Soares/CR
Foto: Internet/divulgação