Federarrroz orienta sobre vendas via Pepro

Federarrroz orienta sobre vendas via Pepro

Para evitar surpresas e visando um escoamento imediato de pelo menos 100 mil toneladas, a Federarroz tomou a iniciativa de entrar em contato com empresas de beneficiamento para efetivação de contratos de Pepro - Prêmio Equalizador Pago ao Produtor-, cujo leilão, assim como os de PEP (Prêmio para Escoamento de Produto), que ocorrem no próximo dia 22, tiveram seus editais publicados na semana passada.  

Para participar dos leilões de Pepro, os produtores devem se inscrever no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), ferramenta que permite ao produtor negociar o fornecimento de produtos a qualquer órgão do governo federal. Após o cadastro, o produtor, estando apto, deve contratar uma corretora cadastrada na Bolsa de Mercadorias e participar dos leilões. 

Para se cadastrar no Sicaf o produtor deve acessar o site https://central.sicafnet.com.br/fornecedores/sicafnet.html.

Para Henrique Dornelles, presidente da federação que defende os interesses dos arrozeiros, neste momento, este  mecanismo público representa a forma mais rápida para escoar a oferta com preços se não ideiais ao menos não abaixo do mínimo, sem descontos abusivos e com exigências dentro da normalidade. O mínimo oficial atual é de R$ 36,01 a saca de 50 quilos.

"É hora de o produtor ter sangue frio; será mais um ano  duro, que vai exigir gerenciamento, gestão e estratégia comercial. Mas temos certeza que num futuro próximo nós teremos preços menos depreciados e um comércio mais dinâmico do arroz" (Henrique Dornelles)

 O que é o Pepro?

É uma subvenção econômica (prêmio) concedida ao produtor rural e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o Valor de Referência estabelecido pelo Governo Federal e o valor do Prêmio Equalizador arrematado em leilão, obedecida a legislação do ICMS vigente em cada Estado da Federação.

Quem necessitar de maiores informações, deve fazer contrato com a Federarroz: e-mail federarroz@federarroz.com.br ou telefone (51) 3211.0879.

(Fonte: Comunicação/Federarroz)