Freio de Ouro 2018: show de organização e disputas que levantaram o público em Camaquã

Freio de Ouro 2018: show de organização e disputas que levantaram o público em Camaquã

Integração, organização perfeita, qualidade dos concorrentes e acirradas disputas. Assim foram os quatro dias da classificatória da ABCCC, no Parque Dorval Ribeiro, em Camaquã. Para explicar o sucesso do evento, etapa da região sul do RS,  não pode deixar de se mencionar a participação dos integrantes do Núcleo de Criadores de Camaquã, que bem antes da quinta-feira, 7 de junho, focaram-se para oferecer o melhor aos crioulistas visitantes, profissionais e público.

"Era a nossa obrigação, pois queríamos muito a volta de uma classificatória aqui; estamos felizes por tudo, principalmente pela satisfação de todos", comemorou Arilei Mendes, presidente do NCCCC.

O evento, que também contou com três remates de equinos, teve a cobertura e transmissão das provas ao vivo pelo Canal Rural.    

No encerramento, ao meio dia deste domingo, a definição de mais oito classificados para a final Freio de Ouro, em Esteio, durante a Expointer. A fêmea Sorte Grande da Boa Vista e o macho Único dos Tapes lideraram as disputas, cujas etapas consistem na morfologia, andadura, figura, volta sobre patas e esbarradas, além de mangueira e campo. A etapa teve 72 inscritos. 

Nos machos, mesmo entre uma disputa acirrada e outra, o cavalo Único dos Tapes (foto) foi soberbo, mostrando seus diferenciais em todas as etapas. Representando a Cabanha Seni, de Cruzeiro do Sul, o garanhão teve a montaria de Zeca Macedo.

Já a égua vencedora Sorte Grande da Boa Vista, guiada por Daniel Teixeira, só conseguiu a supremacia a partir da prova Bayard-Sarmento, penúltima etapa. A fêmea representa a Fazenda Boa Vista de Vacaria. 

Os classificados 
Fêmeas 
1º lugar
Sorte Grande da Boa Vista, criador Fazenda Boa Vista e expositor Fábio Camargo, Cabanha Boa Vista, Vacaria/RS
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira 
Média: 19,488

2º lugar
Ocasião 734 de Nazareth, criador e expositor Luiz Antônio Martins Bastos, Estância Parayso, Uruguaiana/RS
Ginete: Claudio Dos Santos Fagundes 
Média: 19,249

3º lugar
Fortuna do Carapuça, criador e expositor Carlos Alberto Pereira de Souza, Cabanha Dom Miguel, Taquari/RS
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Média: 19,163

4º lugar
Viragro Tirana, criador e expositor Viragro Agropecuária Ltda, Cabanha A Tala, Dom Pedrito/RS
Ginete: José Fonseca Macedo
Média: 19,001

Machos 
1º lugar
Único dos Tapes, criador João Francisco Bade Wolf e expositor RST Emp. Imob. e Agronegócios Ltda - Me, Cabanha Seni, Cruzeiro do Sul/RS
Ginete: José Fonseca Macedo. 
Média: 19,099

2º lugar
Hino da Saff, criadores Ademir e Fábio da Silva e expositores Ademir e Fábio da Silva, Gustavo e Jonathan Desordi, Cabanha Saff e Reponte, Joinville/SC
Ginete: Everton de Deus Valim 
Média: 18,703

3º lugar
Quilero Varadero, criador Eduardo Móglia Suñe e expositor Eduardo Móglia Suñe e Jorge Rosas Demiate Júnior, Cabanha Quilero e Cabanha Santo Onofre, Bagé/RS
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Média: 18,690

4º lugar
Guerreiro do Rolador, criador e expositor Alcides Hammer Schmitt, Sítio Buriti, Santo Cristo/RS
Ginete: Marcio Maciel 
Média: 18,575
 

Fonte e fotos: ABCCC/