Federarroz e Irga preparam Abertura da Colheita 2018

A 28ª edição da Abertura da Colheita do Arroz, a ser realizada em Cachoeirinha, já tem sua data marcada: 21, 22 e 23 de fevereiro. Na Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga, o evento deste ano terá mudanças em relação às edições antreriores. A principal delas é a supressão da programação do sábado, que contava com o almoço e manigftesções das autoridades. Entretanto, a festa que começará um dia antes: na quarta, ao invés da quinta-feira.
Com uma essência cada vez mais técnica, a aposta são nas palestras e nas vitrines tecnológicas, cujas áreas de arroz plantadas já estão semeadas. As de soja estão programadas para serem plantadas a partir deste 1º de novembro.
“Como são várias empresas que participam do evento, também são vários produtos a serem testados. Com isso, o produtor tem um amplo conjunto de produtos para analisar a sua eficiência. A principal diferença entre os dias de campo regionais e as vitrines da Abertura da Colheita é realmente a grande quantidade de princípios ativos analisados e também de produtores que participam”, diz Alexandre Velho, vice-presidente da Federarroz.
Já o diretor-técnico do Irga, Maurício Fischer, reforça a importância do planejamento da lavoura. Na Vitrine do Instituto, essa questão será um dos pontos abordados por meio do Projeto 10+ que trata de mostrar a necessidade de fazer as coisas certas no momento adequado. Fischer destaca a apresentação da cultivar Irga 431 CL, de ciclo médio e excelente qualidade de grãos.